Por que a pele envelhece?

Por que a pele envelhece?

Quantas vezes você já se perguntou por que a pele muda com o passar dos anos? Muitas vezes, mesmo inesperadamente, olhamos no espelho e vemos como as linhas de expressão apareceram ao redor dos olhos, os famosos pés de galinha. Ou aquelas linhas horizontais na testa e aí começa a nossa preocupação com o que está acontecendo? Porque a verdade é que que a maioria de nós não quer ter a pele envelhecida, não é mesmo?  Mas saiba que existem três tipos de envelhecimento.

O envelhecimento intrínseco ou cronológico, determinado pela idade e programado geneticamente, embora algumas pessoas tenham uma genética muito boa, começa após os 25 anos de idade, na pele, a produção de colágeno diminui e a elastina, que é a substância que lhe permite retrair (retornar ao seu lugar), as células mortas não se desprendem tão rapidamente e o mecanismo de renovação da pele diminui um pouco. Essas mudanças podem não se tornar visíveis por décadas. Não podemos exercer muito controle sobre esse fator, tudo depende de nossa genética.

Agora, o envelhecimento extrínseco ou o fotoenvelhecimento é determinado por fatores externos, como: exposição ao sol desprotegida, esse é um fator-chave no envelhecimento e, no entanto, muitas pessoas, devido à ignorância ou falta de consciência, são expostas ao sol sem proteção. Outros fatores são tabagismo, consumo de álcool, dieta, noites de sono irregulares, falta de hidratação, estresse, não tirar a maquiagem antes de dormir e poluição ambiental. Pois é, tudo isso produz a oxidação das células, com as quais aparecem rugas, manchas e flacidez.

O terceiro fator está relacionado ao envelhecimento hormonal, que ocorre na menopausa, se as meninas, como se não bastassem, também envelhecem, pois diminui a espessura da pele, a secreção sebácea, a hidratação da pele e as manchas.

Aos 30 anos, as mulheres começam a tomar consciência do envelhecimento da pele, que começa silenciosamente aos 25 anos e pode ser percebido após os 35 anos. No entanto, para prevenir ou suavizar esses sinais, é muito importante começar com cuidados com a pele assim que começamos a ver os primeiros sinais.

Se os sinais de envelhecimento já estão presentes na sua pele, não se preocupe, novas tecnologias, cosméticos e equipamentos são desenvolvidos diariamente para tratar o fotoenvelhecimento, obtendo resultados muito bons, o importante é começar a cuidar da pele, evitando hábitos prejudiciais à pele. Confira aqui alguns tratamentos de rejuvenescimento, clique aqui.

Espero que você tenha gostado e lembre-se, não há tempo a perder com os cuidados com a pele … e todos os detalhes contribuem para a sua pele lidar com a passagem do tempo. É hora de começar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.