Fumar acelera o envelhecimento

Fumar acelera o envelhecimento

Fumar acelera o envelhecimento

Os danos que o tabaco produz na saúde são muitos, mas se a deterioração da sua saúde e a sua qualidade de vida não o preocupam, hoje vou lhe contar os efeitos que isso causa no envelhecimento da pele. Toda vez que você fuma, envelhece por dentro e por fora e prejudica a pele que pode ser irreparável, o tabaco envelhece proporcionalmente ao número de cigarros que você fuma diariamente, mesmo que esse seja o menor dano comparado ao efeito cancerígeno  e os danos nos pulmões que produz, se isso não lhe parecer suficiente, levantarei a dura realidade: o fumo aparecerá em um curto espaço de tempo muitos mais anos do que você.

É isso mesmo, de acordo com um documento recentemente preparado pela Sociedade Espanhola de Medicina Estética ( SEME ), a cada 10 anos que uma pessoa fuma, sua pele envelhece 2 anos e meio a mais do que se não fumava. Segundo o relatório, fatores estéticos motivam 6 em cada 10 fumantes a parar de fumar; Como mostra este relatório, é claro que alguns fumantes não estão preocupados em adoecer, mas se parecem envelhecidos e feios.

Na minha profissão, estou constantemente tratando diferentes tipos de pele e fazendo o possível para preservar e melhorar sua qualidade e aparência. Nos fumantes, a diferença é notável: eles geralmente têm pele seca, acinzentada e com linhas ou rugas marcadas, como o código típico da barra que se forma nos lábios, além disso, os resultados dos tratamentos estéticos não serão os mesmos em um fumante, pois no tabaco existe um alcalóide, a nicotina, que não é apenas responsável pela natureza viciante do tabaco Tem um efeito vasoconstritor. Na fumaça do tabaco existem substâncias cancerígenas como o benzopireno e o monóxido de carbono é produzido, reduzindo o suprimento de oxigênio aos tecidos, o que influencia negativamente a elasticidade da pele e causa efeitos negativos em sua conservação.

Hoje eu quero apresentar alguns motivos para parar de fumar:

Fumar desidrata a pele: aos poucos o rosto fica amarelado, seco, pálido e ressentido. A pele de uma mulher fumante fica desidratada e enruga mais facilmente, mesmo para mulheres mais jovens a pele perde todo o seu frescor. 

Fumar causa rugas no rosto: a fumaça do tabaco constantemente faz com que os olhos se estreitem, franzindo a testa, devido a isso, as rugas ao redor dos olhos se aprofundam, formando prematuramente os pés de galinha. As olheiras são acentuadas e as bolsas escuras são formadas sob os olhos. A constante contração do músculo orbicular dos lábios, necessária para fumar, causa rugas chamadas código de barras e linhas escuras ao redor da boca. Os lábios também acabam secando e enrugando. 

O tabaco diminui os níveis de vitamina A, produz alterações na quantidade e qualidade de colágeno e elastina, atrofia dérmica e diminuição de fibroblastos; também há uma quantidade maior de radicais livres; como resultado, há uma pele flácida e envelhecida.

Fumar causa danos aos dentes: eles não só terão dentes manchados, mas muito mais chances de perder os dentes. O tabagismo causa doenças periodontais, fraqueza no esmalte e perda de osso ou dente, além de mudar de cor, enfraquece e se torna mais frágil.

O cabelo também sofre: produz amarelecimento amarronzado das unhas e cabelos, além de fragilidade. O cabelo perde brilho devido ao monóxido de carbono, mesmo em fumantes crônicos, ele tende a cair mais e adquire um cheiro específico devido ao tabaco, o que não é nada agradável.

Os fumantes têm um cheiro particular de tabaco: o cheiro do tabaco não está apenas na respiração, mas está impregnado nos cabelos, roupas, em casa ou no local onde você fuma, sempre há aquele cheiro que, embora o fumante não o perceba os outros fazem.

Como você pode ver, existem muitos danos que o tabaco produz na pele e sem mencionar os que produz na saúde em geral. Não sou fumante e não sei como é ter esse hábito que aparentemente é difícil de abandonar, mas o Convido você a levar isso em consideração, o risco de rugas nas mulheres fumantes é quase o triplo do que naquelas que não fumam e duas vezes nos homens. A boa notícia é que, os danos causados pelo tabaco podem ser reversíveis se agirmos a tempo, se você não quiser parecer mais velho do que você e ter pele envelhecida, é hora de parar de fumar.

Espero que você ache este post útil e não se esqueça de deixar seus comentários, até o próximo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.