O que você deve saber sobre colesterol

O que você deve saber sobre colesterol

É muito comum ouvir sobre o colesterol, muitas vezes quando fazemos um exame de sangue, parece inesperadamente que temos colesterol alto, mas realmente o que é colesterol?

Em palavras simples, é uma substância gordurosa encontrada no sangue e nos tecidos do corpo. Embora desempenhe funções importantes para o corpo, seu excesso no sangue pode ser prejudicial.

Existem tipos diferentes, e todos eles são necessários para executar as diferentes funções que nosso corpo precisa. Os mais importantes são o colesterol LDL (ruim), responsável por impulsionar o colesterol para a célula para desempenhar suas funções, e o colesterol HDL (bom), responsável por remover o excesso de colesterol do sangue. Em situações normais, temos a quantidade necessária de cada tipo de colesterol para desempenhar suas funções e o colesterol circula pelas artérias sem problemas. Quando há mais quantidade de colesterol do que o necessário, o colesterol HDL não pode eliminar tudo e o colesterol LDL pode acumulam-se nas paredes das artérias e dificultam a circulação sanguínea, por isso o colesterol é considerado “ruim”; no entanto, o colesterol HDL é considerado “bom”.

O que acontece quando está alto?

Essa é a grande questão que surge quando se sabe que o colesterol é alto, no que pode afetar nosso corpo, bem, um excesso de colesterol no sangue pode ser um fator de risco no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O aumento do colesterol LDL no nível sanguíneo leva a um conjunto de processos que levam à formação de placas de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, conhecidas como ateromas. Essas placas reduzem o lúmen das artérias e veias e, se uma dessas placas se desprender, pode causar um infarto agudo do miocárdio ou um derrame ou derrame cerebral.

Quando existem outros fatores de risco, como hipertensão ou tabagismo , o risco de doença cardíaca aumenta ainda mais.

Quais são as fontes de colesterol?

A origem do colesterol no corpo tem duas fontes, a externa que provém da dieta e a interna que é produzida pelo próprio corpo, porque o corpo pode produzir seu próprio colesterol, existe a possibilidade de que as pessoas que não consomem excesso colesterol, apresentam níveis sanguíneos elevados devido a algum distúrbio genético-metabólico que leva a essa elevação.

A razão mais frequente pela qual o nível de colesterol ruim no sangue aumenta é devido ao abuso de gorduras saturadas; laticínios integrais, manteiga, manteiga, salsichas, carnes, etc. O estresse também influencia de acordo com os estudos mais recentes.

Como baixar os níveis de colesterol?

Se você tem níveis elevados de colesterol, recomenda-se um estilo de vida saudável:

  • Dieta saudável: coma alimentos ricos em fibras, cereais, nozes, coma mais peixe, especialmente salmão com alto ômega 3, use azeite nas refeições, coma bastante legumes e frutas, evite junk food.
  • Pratique exercícios físicos regularmente . Atividade física é essencial
  • Evite hábitos como fumar e álcool, pois aumentam o risco de doenças cardiovasculares
  • Reduza seus níveis de estresse

É sempre importante consultar o médico para uma avaliação e seguir as recomendações apropriadas.

Cuidar da saúde está em nossas mãos, precisamos criar hábitos saudáveis ​​para viver mais e melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.