Metabolismo Lento? Conheça 10 causas do metabolismo lento

Metabolismo Lento? Conheça 10 causas do metabolismo lento

 

O metabolismo de uma pessoa é afetado por seu perfil genético, no entanto, outros fatores que o afetam são auto-induzidos. A boa notícia é que podemos acelerar nosso metabolismo se pudermos identificar certos hábitos ou condições que fazem com que ele desacelere.

Mas vamos começar definindo o que é metabolismo.

O metabolismo é o processo pelo qual nosso corpo converte o que você come e bebe em energia.

Mesmo quando você está descansando, seu corpo precisa de energia para respirar, circulação sanguínea, digestão e muitas outras funções. O número de calorias que seu corpo está usando para essas funções básicas é conhecido como taxa metabólica de repouso (RMR).

Vários fatores naturais e auto-induzidos podem afetar nosso RMR. Esses fatores são:

1.  Idade : à medida que envelhecemos, nosso metabolismo desacelera naturalmente. Após os 30 anos, nosso RMR diminui cerca de um a dois por cento ao ano. Esta é uma das várias razões pelas quais a maioria das pessoas ganha peso à medida que envelhecem. A massa muscular diminui, enquanto a massa gorda aumenta, reduzindo a taxa de queima de calorias.

2. Tamanho e composição corporal : Pessoas atléticas e musculosas queimam mais calorias, mesmo quando estão em repouso, então têm maior probabilidade de ter um TMR mais rápido do que indivíduos obesos.

3.  Sexo : os homens tendem a ter uma percentagem de gordura corporal mais baixa e maior massa muscular do que as mulheres da mesma idade, e esta é a razão pela qual queimam mais calorias. Uma das razões é que os homens produzem noventa por cento mais testosterona do que as mulheres. A testosterona é um hormônio sexual que ajuda a aumentar a massa muscular e diminuir a massa gorda.

4. Desequilíbrio hormonal : os hormônios sexuais para homens e mulheres diminuem com a idade. A falta de estrogênio em mulheres e a quantidade de testosterona em homens e mulheres podem alterar a relação músculo / gordura. A testosterona ajuda a regular a massa muscular, e quanto mais músculos você tem, mais calorias você queima, mesmo em repouso. Se estiver apresentando sintomas de déficit hormonal; pergunte ao seu médico se você se beneficiaria com a terapia de reposição hormonal.

5. Má nutrição / dietas radicais frequentes: Pacientes que tendem a comer alimentos ricos em açúcares refinados e / ou gordura saturada, alimentos com baixo valor nutricional ou aqueles que fazem uma dieta calórica muito restritiva em uma base regular tendem a ter metabolismo mais lento. Quando você não está comendo calorias suficientes para atingir seu TMR, seu metabolismo desacelera para conservar energia e seu corpo responde naturalmente, armazenando gordura para uso futuro. Dietas radicais causam perda de massa muscular e de água, ao invés de gordura, desacelerando seu metabolismo. Além disso, pacientes que comem uma dieta não balanceada podem ter deficiência de vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais. O déficit desses macronutrientes e micronutrientes pode afetar a taxa de nosso metabolismo. Para manter seu metabolismo ou mudá-lo para melhor, faça uma dieta bem balanceada, rica em carboidratos complexos, carnes magras, laticínios com baixo ou sem gordura e gorduras monoinsaturadas saudáveis. A suplementação com vitaminas e minerais integrais são encorajados para manter seu metabolismo funcionando.

6. Estresse : O estresse emocional faz com que o nível do hormônio cortisol aumente, o que pode prejudicar o metabolismo. Níveis elevados de cortisol podem fazer com que você coma demais, causando ganho de peso (ganho de gordura). Freqüentemente, indivíduos afetados por estressores emocionais ou de vida podem se beneficiar de uma rotina regular de exercícios, ajudando a liberar substâncias químicas cerebrais naturais que “fazem bem” (endorfinas). Consulte o seu médico se os seus sintomas estiverem piorando ou se você achar que precisa de intervenção profissional.

7. Insônia : Indivíduos que estão tendo privação acumulativa de sono podem estar afetando sua TMR. A insônia crônica pode causar uma desregulação de certos hormônios (cortisol, insulina e leptina). A insulina é um hormônio que diz ao corpo para armazenar gordura. A privação de sono parece ter um impacto prejudicial no metabolismo dos carboidratos. Quando os carboidratos não são metabolizados adequadamente, os níveis de açúcar no sangue aumentam. Os níveis elevados de açúcar no sangue aumentam os níveis de insulina, sinalizando ao corpo para armazenar a energia não utilizada na forma de gordura.

Uma pesquisa examinou os efeitos da leptina, uma proteína envolvida no controle do apetite e na sensação de saciedade. “Os indivíduos que participaram do estudo mostraram níveis reduzidos de leptina durante o período de privação de sono e voltaram ao normal durante o período de sono de recuperação, sugerindo que o sono pode desempenhar um papel importante na regulação metabólica e possivelmente na etiologia da obesidade e da noite -Síndrome de comer ”.

8. Medicamentos : A taxa metabólica pode ser afetada por alguns medicamentos, como antidepressivos, medicamentos para diabetes, esteróides, agentes antitireoidianos e terapias hormonais. Converse com seu médico se você suspeitar que um medicamento está causando aumento de peso. O seu médico pode prescrever um medicamento diferente ou alterar a sua dosagem.

9. Doenças crônicas : Certas condições médicas, como obesidade, hipotireoidismo, diabetes ou síndrome de Cushing, podem retardar o metabolismo.

Obesidade : indivíduos obesos com maior massa gorda e menor massa muscular tendem a ter um metabolismo mais lento. Como foi descrito na seção de tamanho e composição corporal, indivíduos com mais massa muscular queimarão mais calorias em repouso.

Hipotireoidismo ou tireoide hipoativa : os hormônios tireoidianos desempenham um papel importante na regulação do metabolismo e na produção geral de energia. Quando a glândula tireóide não está produzindo hormônios suficientes, todos os processos corporais – incluindo o metabolismo – ficam mais lentos. Como resultado, os indivíduos afetados por essa condição podem apresentar ganho de peso, cansaço, intolerância ao frio, constipação e diminuição da freqüência cardíaca, entre outros sintomas.

Diabetes : não é totalmente compreendido por que pacientes diabéticos tendem a ter metabolismo mais lento em comparação com pacientes não diabéticos. Estudos de pesquisa mostraram que os níveis mais elevados de açúcar no sangue podem, na verdade, enganar o corpo fazendo-o acreditar que há muita energia ao redor, resultando em um metabolismo mais lento.

Síndrome de Cushing: a síndrome de Cushing é um distúrbio que se desenvolve quando as glândulas supra-renais estão produzindo um excesso de cortisol. O cortisol é um hormônio responsável por manter a pressão arterial, regular a insulina, controlar o sistema imunológico e o metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras. O excesso de cortisol desacelera o metabolismo, resultando em obesidade e aumento da gordura ao redor do rosto e pescoço. Também pode causar fadiga, pressão alta, glicose alta no sangue e alterações de humor.

Consulte seu médico se sentir algum desses sintomas.

10. Inatividade Física : A falta de exercício ou atividade física pode causar ganho de gordura e desacelerar nosso metabolismo. Assim que começamos a nos exercitar, nossa freqüência cardíaca aumenta e o sangue é bombeado pelos músculos. Quando você está malhando, seus músculos estão queimando calorias e seu metabolismo aumenta. O exercício regular e o treinamento intervalado de alta intensidade podem aumentar o seu metabolismo a longo prazo.

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Fonte:

Dra. Inda Mowett

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