O prazo de validade de cremes e cosméticos

O prazo de validade de cremes e cosméticos

Você já olhou para a data de validade do seu creme para o rosto ou maquiagem? provavelmente não, uma vez que estes não têm prazo de validade, como alimentos ou medicamentos, mas têm prazo de validade uma vez abertos, e é isso que quero compartilhar hoje, porque o uso de produtos vencidos pode causar reações alérgicas ou danos à pele e mucosas onde são aplicadas.

A União Européia estabelece que todos os cosméticos devem ter a data de validade em seus rótulos; isso consiste no desenho de um pequeno frasco de creme aberto e próximo a ele um número, geralmente seguido por um M. Este símbolo corresponde ao número de meses durante que você pode usar o produto depois que o abrirmos, e ele deve aparecer no caso ou no próprio produto.

Uma vez aberto, o produto entra em contato com o ambiente externo e pode sofrer modificações em sua composição, além de conterem conservantes, que podem ser afetados após o tempo recomendado na embalagem, da mesma forma em contato físico, colocando dedos para passar no rosto ou corpo, como no caso dos cremes, nossas mãos levar aos produtos microorganismos que deterioram a composição do produto e isso leva a reações alérgicas ou ao aparecimento de espinhas na pele.

Quanto tempo dura cada produto de maquiagem ou creme?

Isso dependerá principalmente da composição, se possui ou não conservantes, cada produto traz uma data de consumo aberto uma vez que é aproximadamente entre 6 e 24 meses para cremes, protetores solares e removedores de maquiagem, em produtos de maquiagem, rímel por 6 meses, pó e bases por 12 a 24 meses, sombras por 12 a 24 meses, além de batons e delineador.

Dicas para preservar cremes e produtos de maquiagem

  • Armazene cremes bem fechados em local fresco e longe da umidade
  • Lave as mãos ou use uma pá de dosagem ao aplicar o creme para evitar que ele entre em contato com qualquer microorganismo.
  • Verifique se o cheiro e a textura do produto são os mesmos. Se você notar alguma variação, é recomendável não usá-lo.
  • No caso de maquiagem, é muito importante para as medidas de higiene, lavando constantemente pincéis e esponjas, evitando assim o aparecimento de alergias e espinhas na pele e preservando melhor os produtos de maquiagem
  • Batons e lápis de olho podem ser desinfetados com álcool e usando um pano para remover a parte que estava em contato com a mucosa.
  • Nunca compartilhe sua maquiagem com outras pessoas

Embora não seja algo que analisemos atentamente, é importante para os cuidados com a pele, o uso de cosméticos e cremes em boas condições; assim que o produto for aberto, devemos lembrar desta data para saber o período aproximado de duração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.