Quarentena: 20 dicas para fazer neste período de isolamento

Quarentena: 20 dicas para fazer neste período de isolamento

Em tempos de isolamento social, as reclamações e tédio são muitas. Estar longe de nossa rotina frenética está sendo muito difícil, mas já que precisamos nos manter em quarentena pelo bem de todos, e em meio a tantas notícias tristes, que tal pensarmos em alguns pontos positivos?

Além dos tratamentos estéticos, realizados em clínica, cuidados habituais podem ser realizados em casa. Que tal experimentar e acrescentar estas super dicas para estar ainda melhor quando tudo isso acabar? Segue abaixo:

Unhas Hidratadas – Para hidratar as suas unhas, use alguma cera ou óleo nutritivo, que facilita tirar ou empurrar as cutículas.

Esfoliação Facial – De uma a duas vezes por semana, faça uma limpeza mais profunda e uma esfoliação bem de leve aplicando seu sabonete esfoliante facial ou um sabonete comum específico para lavar o rosto com uma gaze. Faça movimentos circulares sem esfregar com muita força.

Se jogue nos tutoriais – Treine aqueles penteados que você salvou o passo a passo, mas nunca mais olhou novamente.
Abuse do filtro solar – Importante lembrar de aplicar diariamente filtro solar para proteger a pele da luz visível e dos raios ultravioletas que entram em nossa casa.

Não esqueça dos seus pés – Muitos de nós, não lembrando de nossos pés em se tratando de cuidados diários. Como nesta época de isolamento social estamos muito tempo descalços, aplique um creme hidratante específico para os pés.

Pálpebras dos olhos – Essa é uma dica antiga, porém, super útil. Faça compressas chá de camomila gelado duas vezes ao dia para suavizar bolsas e olheiras. Se não tiver chá de camomila e não quiser sair de casa para manter a quarentena, use compressas de gelo puro. Vale lembrar que esta região também precisa de filtro solar diariamente, mesmo em casa.

Cuidados com lâminas de barbear – Homens pode aderir a modinha da vez e deixar aquela barba crescida, em tempos de quarentena a dica é fazer barba com menos frequência, evitando passar a lâmina diariamente no rosto e assim dando um descanso a sua pele. Desta forma você estará evitando irritações e foliculites neste período.

Colo e pescoço – Assim como os pés, é muito difícil lembrarmos de incluir em nossos cuidados diária o colo e pescoço, e muitas vezes somente lembramos de cuidar da região quando os sinais de envelhecimento já estão visíveis. Sabe aquele ditado: “Prevenir é melhor que remediar” ? Pois é. O que acha tentar aproveitar este momento para aderir aos cuidados dessas partes do corpo? Hidrate bem a região, use produtos específicos para a área, se não tiver, use o que você costuma usar na sua rotina diária de cuidados da face.

Clareamento de pele – Em tempos de isolamento, a exposição social fica menos intensa. A dica é aproveitar o isolamento para dar aquela leve clareada nas regiões que estão escuras por ações de fricção da pele ou produtos. Faça o uso de uma mistura de óleo de coco e argila branca (não é indicado para quem tem alergia a qualquer um dos itens), essa mistura ajuda a hidratar a região, além de clarear a sua pele. E de uma a duas vezes por semana, faça uma leve esfoliação na região com sabonete apropriado e uma gaze, fazendo movimentos circulares, bem de leve e nada demorado.

Cuidados com as mãos – Para hidratar as suas mãos, passe um hidratante específico para a região e enrole sobre elas filme PVC (papel filme). Você pode repetir este processo por até 1 hora duas vezes por semana. Devido aos cuidados de higiene para prevenção do coronavírus, o uso contínuo de álcool gel tende a ressecar a pele das mãos, por isso, vale de lembrar de usar creme hidratante pelo menos de 3 a 4 vezes ao dia depois de lavar as mãos.

Cuidados com o corpo – Hidrate bem o seu corpo. Abuse dos hidratantes corporais. Aplique principalmente nos braços e pernas. Lembrando para evitar passar esse mesmo hidratante nos glúteos, colo e costas porque são áreas mais propensas a espinhas.

Xô cabelos brancos – Para quem está incomodada(o) com os fios brancos e a raiz aparente durante a quarentena, o jeito é a aplicação de tintura ou tonalizantes em casa. Consulte seu cabeleireiro quanto ao número da coloração que você usa para não errar.

Cabelos Hidratados – Aproveite este tempo em casa para lavar os cabelos dia-sim-dia-não, para evitar que a detergência dos produtos resseque muito os fios. Aplique uma máscara nutritiva de uma a duas vezes por semana. É o momento de deixar de lado a prancha e o secador neste período.

Couro cabeludo – Muita gente esquece que o couro cabeludo também deve ser cuidado. Principalmente que tem problemas como caspa, alopécia etc. A ideia é uma vez por semana fazer uma leve esfoliação no couro cabeludo, usando um esfoliante capilar específico, promovendo movimentos leves e rápidos dividindo seu cabelo em partes e fazendo estes movimento apenas no couro cabeludo. Lembrando que uma profissional deve ser consultada.

Corte de Cabelo – Se o seu cabelo tem crescimento intenso, a dica é abusar dos cortes que sempre quis fazer e nunca teve coragem. Se não gostar, logo logo ele vai crescer.

Pele oleosa ou acneica – Se você tem pele oleosa, as chances de sofrer com a acne são grandes. Isso porque espinhas são causadas pelo excesso de sebo e sujeira tamponando os poros. Faça o uso de um anti-inflamatório e calmante com ação antimicrobiana e bacteriostática. Auxilia reduzindo a vermelhidão da pele. Lembrando que uma profissional deve ser consultada.

Máscara Capilar caseira – Anote essa: 1 fatia de abacate + 1 colher de azeite. Amasse o abacate e misture ao azeite, formando uma papinha. Passe no comprimento dos fios e deixe agir de 20 minutos a 1 hora. Enxágue bem no chuveiro.

Bumbum Up – Não deixe a peteca cair, já diziam os sábios. Então, em épocas de quarenta, sem poder frequentar a academia ou a sua clínica de estética preferida, abuse dos exercícios para o glúteo. Nesta época onde a solidariedade está aflorada, vários profissionais de educação física estão promovendo lives e dando dicas de atividades que podemos fazer de casa, acompanhe um profissional de confiança e mãos a obra!

Alimente-se bem – Alimentos gordurosos e industrializados em demasia podem trazer sensações de cansaço e desânimo, contribuindo para questões mais profundas de saúde mental.

Mente sã num corpo são – Cuidado com a informação demasiada. A ideia não é que você não se informe, a informação é muito importante para se proteger e proteger quem você ama. A ideia é você estipular quando ver as notícias, de manhã e à noite e depois de fazer outras coisas, estipular horas por dia para se manter atualizado(a) apenas. É importante nesse momento ter essa autodisciplina: cuidar de si mesmo.

E uma última dica para este momento da pandemia mundial, como estamos em casa o tempo todo, aproveite para repetir a rotina de cuidados da pele e do corpo da manhã logo depois do almoço. Assim você vai fazer o tratamento diário três vezes ao dia: manhã, tarde e noite. Ao reaplicar os produtos da manhã, incluindo o filtro solar, você vai potencializar os efeitos.

Gostaram? Então compartilhem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.