Durante a noite os ácaros saem dos poros para se reproduzirem no seu rosto
Vivem nos nossos poros e acasalam na sua pele. São seres microscópicos de oito patas que nascem, se alimentam, se acasalam e morrem nos poros e nas raízes dos pelos da face humana. Mas antes de sair para esfregar a pele com o primeiro sabonete que encontrar pela frente, saiba que esses minúsculos inquilinos não representam um grave problema, se tornando praticamente inofensivos.
Pode lavar o rosto as vezes que quiser ou usar o esfoliante mais potente, mas não é possível livrar-se deles. Se já entrou na idade adulta tem certamente ácaros que vivem na sua pele, mas não se preocupe, eles fazem parte de nossa vida há centenas de anos sem causarem nenhum dano. Não nascem conosco e levam muitos anos para tomar conta da nossa pele, mas uma vez que aprendem que os nossos poros e pele são um bom lugar para produzirem descendência, nunca mais nos largam. Por isso, a importância de manter a sua pele sempre limpa, a higiene facial é essencial.
A Limpeza de Pele Profissional ajuda a reduzir drasticamente a quantidade de ácaros presentes em nossa pele, mesmo que estejam em nossos poros. Pois são usados produtos capazes de mata-los, além de dilatar os poros para que eles fiquem expostos aos produtos químicos na limpeza de pele. Por isso se usa a alta frequência após o procedimento de limpeza de pele profissional, para ajudar a pele a fechar os poros, além disso, a alta frequência também tem efeito bactericida e anti-inflamatória.
Estes ácaros foram descobertos pela primeira vez em 1841 e, desde então, os cientistas têm-se dedicado a tentar perceber se estes ácaros microscópicos vivem na pele de todas as pessoas. Até agora os ácaros eram recolhidos raspando uma espátula na pele, com uma tira de fita-cola ou arrancando alguns pelos ou cabelos, tanto em pessoas vivas como mortas, mas nem sempre era possível descobri-los. Vivem enterrados nos poros e, por vezes, só em regiões bem definidas da pele. Um peeling na face ajuda muito a eliminar uma boa porcentagem deles, sendo o mais indicado os peelings decapantes menos abrasivos como Ultrassônico e Diamantado.
O Demodex folliculorum apresenta poucos riscos, mas se você tem uma pele muito sensível e não fazer um uso rotineiro de higiene facial, podem proliferar outros tipos de ácaros. Como vive mais próximo da superfície da pele, pode facilmente passar para a pele de outras pessoas e cruzar-se com outros.
A solução é manter uma rotina de limpeza de pele facial profissional. Consulte-nos.